Hermes e Renato

Ir em baixo

Hermes e Renato

Mensagem por Samuel Villágran em Sab Fev 06, 2010 7:15 pm

Hermes e Renato foi um programa humorístico veiculado pela MTV Brasil de 2000 a 2009, tendo como base situações engraçadas contendo palavras de baixo calão, sátiras (bem ao estilo deles) de quadros e programas de outras emissoras, de filmes (de já existentes, tendo muitos criados por eles mesmos), propagandas de variados produtos e remédios e o humor negro. Caracterizado pelos atores Marco Antônio Alves, Fausto Fanti, Adriano Pereira, Bruno Sutter e Felipe Torres, a atração foi veiculada na emissora pela primeira vez como um quadro no programa "Voz MTV", em 1999. O programa se destaca pela produção de baixo custo (ou, nos últimos anos, pela simulação de uma produção de baixo custo) e por satirizar sem meias-palavras (até com termos de baixo calão, normalmente proibidos na TV aberta) os mais variados assuntos. Em 2010 o grupo vai fazer parte do programa Legendários da Rede Record.

PERSONAGENS:
* Hermes e Renato: o quadro que dá título ao programa é uma sátira às pornochanchadas da década de 1970. Hermes (Marco Antônio) e Renato (Fausto)[2] são dois típicos cafajestes da época, que vivem tentando se dar bem às custas dos outros, mas frequentemente seus planos acabam mal.

* Boça: Luís Boça (Felipe) é um personagem de 32 anos ("muito bem vividos", segundo ele próprio), com trejeitos satíricos de paulistano, como o sotaque. Dr. Gilmar da novela "Sinhá Boça" (uma paródia óbvia à obra literária Sinhá Moça) define Boça como sendo "um sujeito bacana, um cara decente, criado a leite com pêra, ovo maltino e doces caramelados" que vive "contando vantagem" a respeitos dos fatos de sua vida, mas na verdade sempre se dá mal. Na nova temporada (2009), Boça tem um novo quadro, Boça Espetacular, uma paródia do programa Domingo Espetacular, da Rede Record.

* Cláudio Ricardo: pastiche de todos os apresentadores de programas de auditório da televisão brasileira no geral (como Fausto Silva, Gugu Liberato, João Kléber, Luciano Huck e Sérgio Mallandro, dentre outros), Cláudio Ricardo (Fausto) é um egocêntrico apresentador que vive de explorar as misérias das classes populares, além de se gabar de seu portentoso estilo de vida.

* O Currador do Futuro: alusão ao filme O Exterminador do Futuro. Nos episódios mostra-se um sujeito de forma oculta sempre perseguindo alguém. No final, ele molesta a vítima com conotação sexual exagerada.

* Palhaço Gozo: sátira ao Palhaço Bozo, na qual as personagens principais do programa são substituídas por outras com altíssima conotação sexual. Ex.: no lugar da Vovó Mafalda e Papai Papudo, há Vovó Safada (Felipe) e Papai Sacudo (Marco Antônio). As músicas do programa também são trocadas por versões sexualizadas. Fausto interpreta o personagem-título.

* Joselito Sem-Noção: provavelmente o personagem mais famoso do programa. Presente em diversos quadros, caracteriza-se por ser uma pessoa "sem noção", isto é, que faz brincadeiras fora de hora e cria situações inconvenientes, geralmente envolvendo situações de agressão e humilhação. O termo é usado por muitos jovens brasileiros para designar pessoas com estas características. É caracterizado por estar sempre de óculos escuros e camisa xadrez vermelha. Interpretado por Adriano.

* Massacration: banda de heavy metal criada dentro do programa. A banda fictícia fez tanto sucesso que conseguiu um programa na MTV Brasil chamado Total Massacration, destinado a exibir clipes de bandas de metal. Também lançaram um disco em 2005 pela Deckdisc chamado Gates of Metal Fried Chicken of Death e em 2009 pela EMI o segundo disco, chamado Good Blood Headbangers.

* RoboCopo: sátira a RoboCop, é um homem que não deu certo na corporação policial e passa o resto da vida tomando cachaça e levando o copo embora (daí o trocadilho do nome). Vivido por Marco Antônio, ganhou uma variação no verão de 2003 chamada RoboCospe, O Policial Cusparento.

* Padre Quemedo: sátira ao Padre Quevedo (interpretado por Bruno), que insistentemente tenta provar que um outro personagem (feito por Fausto), que se diz filho do "capeta", não é. Suas discussões sempre terminam em briga e o Padre Quemedo sempre leva a pior.

* Steven Beagle: sátira a Steven Seagal e seus filmes de qualidade duvidosa. Personagem interpretado por Fausto em dois esquetes, intitulados Fúria Louca e Vingança Maligna. Vários filmes B de ação também são satirizados, como nos casos de Condenação Boçal, A Fúria do Cotoco, O Grande Bundão Branco e O Matador de Aluguel.

* Bandido da Luz Vermelha: interpretado por Fausto, é um assassino sanguinário que comete seus crimes carregando uma lanterna vermelha, como o famoso criminoso da década de 1960. Toma parte também no Programa do Mal, esquete onde figuras e entidades "malignas" familiares ao candomblé e umbanda discutem sobre macumbas e despachos diversos.

* O Sufocador: interpretado por Bruno, é o típico "amigo chato" que costuma pedir favores excessivos a amigos até exaurir seus recursos, ou seja, sufocá-los psicologicamente. Seu maior método é a chantagem emocional.

* Gil Brother ou Away de Petrópolis: morador de Petrópolis, era um grande admirador do programa antes de se juntar à equipe em 2003. É comentarista no quadro Drops Away News, onde comenta de maneira irônica sobre notícias da atualidade, apresentadas por Carlos Calhorda (interpretado por Bruno). Algumas vezes, ele é referido apenas por "Away", derivado de seu grito característico. Abandonou o grupo na temporada de 2009.

* Também Sou Hype: satíra de bandas de Indie Pop. Interpretados por todos do grupo, "Também Sou Hype" lembra muito o grupo Cansei de Ser Sexy. Fez sucesso na Temporada de 2008.

* Padre Gato: na nova temporada, o Padre Gato é um padre galã, sedutor, e cantor religioso. Em seu CD lançado pela gravadora Soul Livre, tem clássicos como O Papa é Pop do grupo Engenheiros do Hawaii, Tá Chovendo Freira, e o hit No Confessionário. Faz esportes radicais e exercícios físicos.

QUADROS:
* Histórias Ocultas do Além do Outro Mundo: homenagem e, ao mesmo tempo, sátira aos programas apresentados por Zé do Caixão (incluindo uma paródia do mesmo, o Zé Canjica - retirado do primeiro sobrenome do homenageado, Mojica - , interpretado por Fausto), exibindo histórias bizarras e macabras como nas versões originais, porém com o toque de humor peculiar ao grupo, exibindo por exemplo, coisas improváveis como assassinos - uma geladeira, um mamão e até um boneco-biruta de postos de gasolina.

* Jornal Jornal: "noticiário" apresentado por Wallace Guilhermino (Fausto) e Márcia Jota-Ká-Ele-Eme-Ene-Ó (Marco Antônio), apresenta notícias esdrúxulas, muitas vezes de duplo sentido (exemplo: homem cruza com cadela, ilustrada por imagens onde um transeunte passa andando por uma cadela). Foi no Jornal Jornal que surgiu a história do menino Charlinho - possivelmente baseada no caso verídico do seqüestro do menino Carlinhos, acontecido em Minas Gerais na década de 60.

* Linhares e sua Turma: uma sátira e ao mesmo tempo uma crítica à enorme corrupção policial e abuso de autoridade existentes no Brasil. Nos episódios, os policiais militares Linhares, Pereira e Lacerda valem-se de suas fardas e posições de autoridade para cometer de delitos menores a crimes graves diversos, tais como: entrar em restaurantes para comer sem pagar, ameaçando garçons, clientes e gerentes; agredir pessoas na rua sem motivo justificável; roubar pertences de pessoas na rua, como roupas e sapatos, por estarem sem "nota fiscal", geralmente para proveito pessoal; negociar propinas e vendas de armas com traficantes de drogas e mafiosos; isentar-se de prender criminosos caso estes sejam pessoas da alta sociedade (como filhos de empresários, por exemplo); agredir cidadãos e apreender seus veículos por estarem sem o "banco do carona" (passageiro); apostar "rachas" (corridas ilegais) nas ruas e correr em alta velocidade com a viatura policial (deixando, inclusive, de atender a uma ocorrência de atropelamento e arrastando o corpo do atropelado para a calçada), simplesmente para chegar a tempo de entrar no botequim e assistir ao jogo do Flamengo. São personagens também o corrupto delegado federal Falcão e o traficante X9.

* Chapa Quente: sátira ao programa de Luiz Carlos Alborghetti e outros policialescos do "mundo cão", onde o apresentador Bradock, vivido por Marco Antônio, defende (de maneira contundente) os direitos dos bandidos.

* Pedreiros da PQP: quadro que fez enorme sucesso embora exibido somente na temporada de 2004, retrata as constantes trapalhadas e a incompetência de dois "pedreiros" (interpretados por Fausto e Marco Antônio), que não têm a devida formação profissional, valendo-se assim de serviços extremamente mal-feitos, o que freqüentemente causa acidentes e dores de cabeça diversas aos proprietários que encomendam as obras.

* Área 51: sátira aos programas que exibem vídeos amadores de acidentes ou perseguições policiais, mostrando casos ainda mais extraordinários, como um dublê (Fausto) que perde os membros devido a saltos frustrados de prédios altos, ou mesmo uma sátira às cenas iniciais do filme Cobra, protagonizado por Sylvester Stallone (onde um bandido tenta explodir um mercadinho e é impedido por um policial linha-dura) e também a um caso onde um carrinho de bebê cruza uma pista de uma corrida de velotrol por acidente mas acaba vencendo a corrida.

* Jegueass: sátira ao programa americano Jackass, também exibido na MTV. Mostra brincadeiras muito mais pesadas, freqüentemente resultando na morte do integrante mais diretamente envolvido (embora suas mortes sejam temporárias, como as do personagem Kenny McCormick de South Park). Os cinco integrantes são: Jonny Boganville (Fausto - paródia direta a Johnny Knoxville), Steve Mou (Marco Antônio - referência a Steve-O), Ben Maluco (Felipe, uma sátira de Bam Margera), Gay Jones (Bruno) e Jimmy Leroy (Adriano).

* Merda Acontece: exibe os transtornos enfrentados por pessoas devido a distúrbios gastrointestinais. É apresentado pelo Sr. Cocô (Felipe). Foi exibido apenas na temporada de 2002, mas fez grande sucesso.

* Documento Trololó: é um programa que exibe reportagens sobre um tema pré-definido, algumas vezes mostrando imagens ditas chocantes, inspirado no formato do programa Documento Especial (veiculado por Manchete e SBT no início dos anos 1990). É apresentado por Edson Wander (Fausto).

* Bolovo: A Ameaça Urbana: Uma espécie de paródia extrema ao documentário Super Size Me, no qual o documentarista enfrenta o desafio de passar uma semana se alimentando apenas à base do alimento que dá nome ao "filme" (bolovo é a forma reduzida de "bolinho de carne e ovo"). Porém, ao contrário de Super Size Me, o cineasta (interpretado por Fausto) não sobrevive à experiência, mantendo essa alimentação danosa mesmo adoecido.

* Cozinha do Away: uma paródia de programas culinários (como os de Daniel Bork e Ana Maria Braga, por exemplo), no qual o Gil Brother mostra suas receitas únicas, muitas vezes usando ingredientes absurdos como cigarros, cabeças de peixe, e restos de lixos do mar. Os pratos são os mais variados possíveis, como "Estrombelhete de Forno e de Pombo Obeso", "Sopa Marítima", "Rabo de Raposa Apaixonada", "Mousse com Creme de Porco" e "Tubarão Leitoa". Com pitadas ácidas de humor negro, faz a alegria dos internautas esfomeados.

* Tela Class: Quadro criado a partir da ideia da dublagem e reedição de filmes pouco conhecidos no Brasil, de forma que suas histórias montem uma curta metragem de caráter satírico. As vozes nas dublagens nos filmes são dos próprios humoristas, contando em alguns episódios com a participação especial de outros artistas, como João Gordo e Falcão. Palavas de baixo calão e xingamentos diversos são costantes nessas dublagens.

* Boça Espetacular: uma sátira aos programas de reportagens em estilo "revista eletrônica", como Fantástico e Domingo Espetacular. Boça mostra "reportagens" especiais, falando de animais e outras curiosidades.


Série megaputarivelmente fodástica.Racha o bico de qualquer um

Fonte: Wikipédia
avatar
Samuel Villágran
Admin

Mensagens : 110
Pontos : 192
Reputação : 0
Data de inscrição : 05/02/2010
Idade : 21
Localização : Goiânia

Ver perfil do usuário http://tvenostalgia.forumeiros.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum