TV e Nostalgia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

MTV Brasil

Ir para baixo

MTV Brasil Empty MTV Brasil

Mensagem por Samuel Villágran Sáb Fev 06, 2010 5:54 pm

MTV Brasil é uma rede de televisão brasileira dedicada ao público jovem. É a versão local da MTV original americana. Nasceu no dia 20 de outubro de 1990, dedicada ao entretenimento e à música, e visando atingir um público mais jovem; tem cobertura nacional por antena parabólica, TV a cabo e em TV aberta em algumas capitais e regiões do país, sendo a primeira emissora de TV segmentada no país.A MTV Brasil é resultado de um joint venture entre a MTV Networks, subsidiária da Viacom, e o Grupo Abril. No ar desde 20 de outubro de 1990, é o maior canal de música do Brasil, exibindo sua programação via TV aberta e paga (cabo e satélite).

Primórdios

No início de suas operações, o canal exibia, na maior parte do tempo, videoclipes e programas dedicados à música. Com o passar dos anos estas características foram se alterando e atualmente a emissora exibe uma programação prioritariamente dedicada à cultura e ao comportamento jovem. Esta é a tendência que o canal segue de acordo com a matriz da MTV (MTV Estadunidense) bem como todas as outras subsidiárias ao redor do mundo que, assim como a filial brasileira, são conhecidas por sua irreverência e programação com um estilo diferenciado.

Sede

A sede da MTV ocupa o mesmo prédio da antiga TV Tupi na rua Professor Alfonso Bovero no bairro Sumaré em São Paulo. A TV Tupi foi fechada pelo governo militar e devido a problemas financeiros em 1980.

Logotipo

No início a emissora possuia o logotipo padrão da MTV com borrifos nas cores verde, amarelo e azul. Depois o logotipo foi colocado dentro de uma linha circular verde, o M ficou na cor verde e o fundo e o TV ficaram amarelos. Em 2005, depois que o Grupo Abril adquiriu mais 20% da emissora o logotipo ficou plano sem o 3D e perdeu a legenda Music Television. A emissora não deu qualquer pronunciamento devido a mudança, mas existem especulações que a mudança ocorreu porque deveria haver um diferenciamento da versão brasileira da MTV das outras MTVs do mundo já que essa MTV não pertence a Viacom.

Responsabilidade social

Desde sua criação, a emissora vem se destacando por campanhas de prevenção à AIDS e consumo de drogas. As campanhas a favor do uso de camisinha são veiculadas desde o primeiro ano de transmissão, sempre tratando o assunto de maneira leve, seguindo a linguagem utilizada pela emissora desde o início. Alguns cantores já participaram dessas campanhas como Pitty e Daniela Mercury.

Mudanças na grade

Por suas diversas reformulações, quase sempre anuais, e maior produção de programas sobre comportamento jovem, muitos telespectadores passaram a sentir falta de uma programação basicamente musical na MTV. Em resposta a essas reclamações, a emissora passou a exibir, em março de 2006, programas focados especialmente na exibição de videoclipes e discussões sobre música, onde os telespectadores podiam interagir com a programação através de mensagens de texto e pela
Internet.No entanto, em dezembro de 2006, foi anunciado pelo diretor de programação, Zico Góes, que em 2007, a MTV passaria a exibir videoclipes somente durante a madrugada. Segundo ele, o fácil acesso a conteúdos audiovisuais na Internet (leia-se Youtube e MTV Overdrive), levou o telespectador a não quer esperar para ver um videoclipe na programação. Essa reestruturação culminou na extinção de um dos mais tradicionais programas da casa, o Disk MTV. Atualmente os video-clipes são exibidos exclusivamente no MTV Lab.No dia 3 de março de 2008, a MTV teve seu primeiro relançamento com novas atrações e passou a ter alguns programas focados na música, além de séries da MTV americana e programas de comportamento, e 12 horas de apenas videoclipes.

Projetos especiais

Além de programas sobre música e comportamento, a MTV também produz shows subseqüentemente transformados em CDs e DVDs. São 6 séries: Acústico MTV (sem instrumentos elétricos), MTV Ao Vivo (shows), MTV Apresenta (artistas não tão populares), MTV Especial (pequenos especiais de música), Luau MTV (extinto, mas é reprisado), e Show MTV (shows gringos e brasileiros de curta duração).

Alta definição

A MTV Brasil exibe conteúdo em alta definição. A emissora investiu US$ 15 milhões para a compra de novos equipamentos e produziu o primeiro Video Music Brasil em alta definição em 2007. A MTV e a TV Cultura foram as únicas emissoras que expressaram a possibilidade de aproveitar a multiprogramação, mas o caminho atual aponta para a alta definição na emissora.

Concorrência

A MTV deixou de ser a única emissora destinada a jovens do Brasil e logo ganhou concorrentes, na TV por assinatura, o Multishow e PlayTV, que junto com a TV União concorre com a MTV na TV aberta. O Multishow acabou se tornando o maior concorrente após de adquirir Laguna Beach, The Hills, Newport Harbor e South Park, séries que obrigatoriamente deveriam ser exibidas na MTV. A concorrência entre os canais acentuou a rivalidade entre o Grupo Abril e Organizações Globo.

Rescisão de contrato com SKY

A MTV Brasil rescindiu o contrato com a empresa SKY (TV por assinatura) em janeiro de 2008, pois a Abril Radiodifusão S.A queria que além da MTV, a SKY veiculasse os canais FizTV e o Ideal, porém a SKY recusou-se. Esta tirou do ar a sua transmissão em todo o Brasil em 1º junho de 2008, exceto em São Paulo. Após passar 90 dias, a MTV não chegou a nenhum acordo com a SKY e então em São Paulo o sinal da MTV Brasil foi também retirado do ar.[2] Em substituição a SKY colocou a MTV Hits no lugar da MTV Brasil. Atualmente a SKY foi obrigada a transmitir a MTV para os ex-assinates DirecTV Brasil através de uma determinação do CADE.

Sinal aberto na parabólica

A MTV abriu seu sinal para todas as antenas parabólicas do país (estimadas em até 18 milhões). Apesar de ser uma emissora aberta em algumas capitais, a MTV é tratada como TV paga em boa parte do país. O canal nega que sua eventual distribuição livre tenha a ver com o corte de seu sinal na operadora SKY. Argumenta que a mudança se relaciona ao crescimento da classe C e à demanda de anunciantes, segundo informações do colunista Daniel Castro do jornal Folha de São Paulo.Recentemente a Anatel aprovou a entrada da MTV Brasil na parabólica analógica, sendo assim o Grupo Abril agora já possui autorização para abrir o sinal no satélite Star One C2. E no dia 2 de setembro de 2008, a MTV teve seu sinal liberado para todo o Brasil via parabólica analógica. A freqüência é 1140 mHz, Banda L, 4010, Banda C, na polarização Horizontal.

MTV Brasil 23544_im_grande
Logo da emissora

Fonte:Wikipedia
Samuel Villágran
Samuel Villágran
Admin

Mensagens : 110
Pontos : 192
Reputação : 0
Data de inscrição : 05/02/2010
Idade : 27
Localização : Goiânia

https://tvenostalgia.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos